Qual a importância de colocar um rodapé em uma porta?

Escrito por em 09/05/2022

As portas acolhem qualquer ambiente e são mais importantes do que você imagina em qualquer projeto de renovação. O rodapé é mais discreto, mas tão importante quanto, pois adiciona charme à decoração. Saiba a importância desses dois itens na sua reforma e como fazer a escolha ideal.

Atualmente, existem muitos tipos e modelos de rodapés no mercado, e como o produto original é feito do mesmo material do piso, diversas opções foram desenvolvidas ao longo do tempo, pois isso permite uma combinação de criatividade e personalização de rodapés. 

Frequentemente utilizados em estabelecimentos comerciais e também nas residências, os rodapés tornaram-se um importante elemento da estética ambiental.

Continue essa leitura que você vai ter muitas dicas de como escolher a porta e o rodapé corretamente para sua obra. Assim pode dar mais modernidade e deixar sua casa muito mais aconchegante. Veja baixo todas as explicações.

Portas

As portas devem ​garantir privacidade, ventilação, segurança, circulação e  iluminação e precisam de um bom dimensionamento e planejamento. Muitos arquitetos destacam que a escolha certa vai repercutir nos ambientes, capazes de tornar eles contemporâneos, clássicos, coloniais, clean, confortáveis, discretos e divertidos.

As portas são elementos com grande visibilidade e conta com diferentes cores e materiais, ou discretamente colocadas em painéis. Alguns modelos podem ser abertos com batentes mais tradicionais, com uma, duas ou mais folhas para abrir o mecanismo deslizante da porta de correr, que pode fechar graciosamente.

Rodapés

Rodapés tem mais serventia do que só dar acabamento esteticamente falando, eles vão ajudar a esconder qualquer tipo de defeito, ocasionados pela junção entre piso e parede. Além do mais, ele também vai impedir que tenha infiltrações e que acumule sujeiras.

E também para proteger paredes e pisos de impactos e solavancos, foram desenvolvidos rodapés para proteger esta área de forma que contribua diretamente para os aspectos complementares da decoração.

Saiba escolher corretamente a sua porta e rodapé

A escolha de todos deve seguir o seguinte conselho: a altura da porta deve ser projetada de acordo com as proporções do ambiente e a sensação que se deseja dar. As portas mais altas dão um ar de ter mais espaço, as portas de vidro trazem mais luz e as portas de madeira natural dão mais conforto e traz um ambiente mais rústico. Segundo alguns arquitetos os materiais mais comuns são MDF, madeira, alumínio, aço, vidro ou uma mistura destes. E ainda podem ser feitos acabamentos, como, pinturas diferenciadas e coloridas, ou revestimentos em couro e tecido.

Os rodapés funcionam com qualquer projeto, mas as opções podem variar. É preciso conhecer esses materiais. Além da preferência pelo mesmo material do piso, outras sugestões são o poliestireno, PVC, ou MDF. 

Além do mais, têm materiais para específicos para soluções diferentes de acordo com que o cliente deseja, desde os materiais leves aos mais clássicos. Devemos ressaltar que não tem altura certa. Dependendo do design, alguns podem ser mais modernos e  sofisticados. A altura mais baixa permite maior foco no piso, enquanto a mais alta se destaca. Como parâmetro, sugerimos a altura entre 15 e 20 cm.

Quais são os benefícios de usar rodapé

O uso de rodapés apresenta diversas vantagens, pois além de fornecer proteção para a base da parede, também servem como peça essencial para refletir a personalidade do ambiente.

Os rodapés podem ter a textura que você gosta, e se bem planejados, equilibram a modernidade dos rodapés escalonados com papel de parede incrível, fazendo com que ambos se encaixem na beleza do lugar.

Algumas pessoas preferem rodapés de granito e mármore porque são fáceis de limpar e manter quando necessário. Uma das grandes vantagens deste modelo é que eles não formam mofo e bolor e ainda são flexíveis no que diz respeito ao processo de customização.

Para estabelecimentos comerciais que necessitem de muitas tomadas e tenham alguns fios soltos, estes podem ser recobertos na parte interna do rodapé. Para tomadas existem várias possibilidades de instalação, além de deixá-las embutidas.

Porque devemos usar o rodapé

Além de oferecer uma variedade de benefícios, o rodapé também é muito econômico, pois os materiais utilizados tendem a proporcionar um alto nível de durabilidade quando bem-conservados.

Embora o piso seja uma superfície que pode acumular umidade e resíduos, os materiais utilizados para esta finalidade são altamente resistentes, retardantes de chama, versáteis e econômicos.

Algumas pessoas preferem pintar o rodapé para garantir que o material dure mais, porém, alguns produtos não exigem esse tipo de acabamento por já serem super duráveis.

Para quem costuma optar pela versão em PVC, pode ser instalado em pisos de madeira, pisos vinílicos, pisos de carpete, etc. sem pintura e manutenção frequente, pois sua durabilidade é ilimitada.

Pode ser utilizado rodapés em diferentes tonalidades, sendo a disponibilidade do produto dividida em versões lisas e madeiradas em branco, cinza, marfim, natural, verde, azul, primário, gelo, bege, areia, mogno, cerejeira. Noz, jatobá e também ipê. 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]