Quais os cuidados na hora de criar o nome de uma empresa?

Escrito por em 03/06/2022

O processo de criação de uma empresa, quase sempre é cercado de incertezas e falta de convicção. Um dos passos mais importantes que todos sabem é a criação de um nome, apesar de todos saberem tudo o que cerca este momento, ainda é um dos momentos em que os empresários mais travam.

 

O nome, é a principal forma pela qual seus clientes e possíveis clientes vão se lembrar de você, é onde você é individualizado e como será reconhecido.

 

Se a sua empresa está atuando em um mercado extremamente diverso e competitivo, você já deve saber que não basta apenas possuir um bom produto ou serviço, a sua marca deve ser forte e uma autoridade.

 

E o primeiro passo para estabelecer uma empresa que seja forte e referência cumprindo todos os requisitos é escolhendo um nome que tenha um fit perfeito com o seu nicho de atuação e serviço oferecido.

 

A jornada de um gestor não é nada simples, e mais complicações é tudo o que você não precisa, por este motivo, elaboramos este artigo, contendo tudo o que você precisa saber sobre como elaborar o nome perfeito para a sua empresa.

Por que um bom nome é importante

 

Muitas pessoas apenas compreendem que possuir um nome forte é muito importante, mas não sabem o motivo por trás ou por que saem beneficiadas fazendo a escolha certa.

 

Antes de irmos até às dicas que vão te servir como um guia, é preciso compreender a fundo a importância da marca forte.

 

Qualquer empresa de sucesso da atualidade possui um nome único, preciso, curto e que faz o perfeito encaixe com o serviço prestado, além de representar muito sobre a filosofia do negócio. Apenas para exemplificar: Amazon, Microsoft, Playstation, Apple, Nike, Coca Cola, dentre muitos outros, os exemplos são infinitos.

 

Isso acontece graças ao branding, que é basicamente o processo de desenvolver um reconhecimento tão preciso para a sua empresa, que somente com o nome, ou o formato do logo, você é capaz de identificar sobre qual empresa se trata.

 

Dicas e cuidados para criar o nome de uma empresa

 

A elaboração de um nome de empresa deve ser tão cautelosa quanto em momentos de cisão de empresas.

 

Por isso, esteja muito atento, e anote todas as dicas.

Reúna uma equipe 

 

A lei do networking se aplica muito bem neste momento, duas cabeças que estão alinhadas pensam melhor que uma. Escolher um nome sozinho é uma péssima ideia,  você por si só não possui os filtros necessários para distinguir o pretensioso do exagerado, o imponente do cafona. Apenas para exemplificar um erro destes, durante a criação de um dos mais populares lanches do mundo, o seu nome seria “The Aristocrat” traduzindo para o português algo como “o Aristocrata”. Por muita sorte haviam outras pessoas na sala e fizeram o dono da empresa mudar de ideia. Hoje este sanduíche se chama Big Mac.

 

O foco deve ser comunicar a sua proposta de um modo simples, descomplicado e objetivo, e com todo respeito Big Mac é infinitamente melhor que O Aristocrata.

 

O grupo para elaboração deve ser simples, com no máximo 5 pessoas e todas devem estar de acordo com a proposta e objetivo do produto.

Elabore uma lista de informações

Antes mesmo de partir para a elaboração e a chuva de ideias, você deve antes reunir uma série de informações sobre a sua empresa, serviço, produto e objetivo.

 

Essas informações devem servir como um norte, onde a partir delas vai começar a elaboração dos possíveis nomes.

 

Deve englobar a sua persona, o público alvo, características de seu cliente, como, objetivo pessoal, gênero, preferências.

 

Se for possível tente colocar dentro do seu projeto de nome, os melhores diferenciais que seu serviço oferece e onde pretende chegar com sua empresa.

Saiba por onde começar

O processo deve começar por baixo, assim como tudo na vida, primeiro elabora-se o básico.

 

Anote as ideias que você tem, os quesitos que você pretende que o nome possua, seja longo, curto, simples, direto ao ponto ou que gere curiosidade, tudo isso deve ser utilizado.

 

Faça associações que sejam objetivas, que levem sempre no caminho de seu objetivo, busque ir por caminhos que as ideias de todos estejam fluindo, permita que todos emitam sua opinião, se surgir mudanças e novas versões melhor ainda.

 

Faça um brainstorm

No ramo empresarial e administrativo esta expressão é utilizada o tempo todo,  é a famosa chuva de ideias onde todos buscam dar o seu ponto de vista e solução a respeito de alguma coisa.

 

O uso deste método vai agilizar e adiantar muito o seu processo de criação de nome, reserve um momento em que toda a equipe vai estar 100% focada na elaboração do nome, gere um ambiente onde todas as ideias de todos os tipos são bem-vindas. Para que o processo seja ainda mais leve, não rotule ideias como boas ou ruins, aceite todas e descarte as que menos se encaixam com a proposta

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]