Por que os pés ficam gelados durante o inverno?

Escrito por em 28/06/2022

Com o inverno que está se aproximando, as pessoas começam a se deparar novamente com as mãos e pés completamente gelados, todos já se depararam ao menos uma vez com a sensação de que os membros estão muito gelados.

Esse é um fenômeno muito comum, principalmente nos dias em que a temperatura está muito mais baixa,  se você tem se deparado com esta situação nos últimos dias, não se preocupe, muito provavelmente é o frio, porém, se a condição for constante,  pode ser sinais de problemas de saúde.

Durante os dias frios a sensação é causada principalmente pelo próprio corpo que age de forma a regular a própria temperatura, sendo assim, causada para o bem do próprio organismo, sinal de que as coisas andam bem.

Esteja sempre atento às pequenas coisas pois elas dizem muito sobre o seu organismo e saúde.

Por que acontece no inverno

Como já foi dito, há algumas causas que geram essa sensação, na esmagadora maioria das vezes é o próprio corpo regulando a sua temperatura interna para não enfrentar problemas futuros.

A sensação dos membros extremos gelados acontece graças a um hormônio chamado noradrenalina.

O organismo por meio desta substância interrompe a circulação sanguínea nos órgãos periféricos em prol dos vitais, agindo diretamente nos receptores alfa-adrenérgicos presentes nas células musculatura, contraindo os vasos sanguíneos, como resultado das ações a região afetada tem uma grande queda de temperatura, e fica com a aparência pálida da pele.

Para evitar este problema o mais indicado é utilizar roupas quentes muito bem agasalhadas, luvas e meias grossas, para amenizar a diferença de temperatura corporal e não ativar os mecanismos que fazem esfriar ainda mais.

Caso esteja em uma situação em que já se encontre com a queda de temperatura nas extremidades, a melhor saída é fazer o uso de água morna ou bolsas de água quente, aplique sobre a região e deixe agir, deste modo a temperatura interna vai se regular e logo estará tudo de volta ao normal.

Outras causas

Como já foi dito, a principal causa é a queda na temperatura ambiente, porém, nem todas as situações funcionam deste modo, há momentos que se pode sentir a mesma sensação, palidez, e frieza e está com altas temperaturas, caso este seja o seu caso, há motivos para se preocupar, pois pode indicar problemas de saúde mais severos.

Má circulação

Se formos analisar este problema em ordem de frequência, logo após a queda de temperatura, o que mais causa a exata mesma situação é a falta da circulação sanguínea na região, que pode ser gerada por outros fatores.

A dificuldade de circulação do sangue é muito comum, com sapatos ou sapatilhas femininas muito apertadas, o sangue é impedido de passar e cumprir a sua função de irrigar as partes, sendo assim apresenta o aspecto de pálido e gelado, mesmo em dias quentes.

Para resolver este problema, se possível retire o que está utilizando nos pés, caso não exista esta possibilidade talvez a melhor coisa a ser feita é folgar o cadarço ou mudar a posição em que se encontra, tente deixar o membro o mais livre o possível.

Anemia

A anemia é uma doença que é caracterizada pela diminuição de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea, essas células são responsáveis por transportar o oxigênio para todas as partes do corpo humano, sendo assim, são indispensáveis para a vida.

Existem mais de um tipo de anemia, e o diagnóstico deve ser realizado pelo médico, os sintomas mais populares variam de um tipo ao outro, mas sempre passam por cansaço excessivo, fraqueza e dores pelo corpo.

Mesmo que a doença afete os membros mãos e pés, os sintomas tradicionais de frieza e palidez não se restringem a eles, e podem ser identificados por todo o corpo.

Pressão alta

Também conhecida como hipertensão, ela é caracterizada pelo aumento da pressão do sangue, chegando acima de 140 / 190 mmHg, fazendo assim que o sangue tenha uma alta dificuldade para circular pelo corpo.

Sendo assim, os problemas mais uma vez se repetem, toda a frieza e palidez é ocasionada pela falta do sangue nas regiões periféricas ou então pela falta de oxigenação do sangue.

Por causa da dificuldade, as mãos e pés passam a ficar frios e pálidos, pois não há como fornecer os nutrientes necessários para manter o funcionamento dos órgãos.

Como evitar

Por mais que na maioria das vezes, o corpo não esteja passando por sérios problemas seja apenas um desconforto, não é nada bom passar por momentos e quadros de frieza e palidez nos membro.

Há quadros em que a pessoa acorda no meio da noite graças ao frio ou a sensação de gelidez, que se não for tratado pode deixar cada vez pior, gerando dores e problemas nas articulações. Para resolver isso, basta manter uma boa dieta, equilibrada e beber bastante água, pois ela regula a temperatura interna, além de se agasalhar adequadamente.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]