Óleo de eucalipto: o que é e quais seus benefícios

Escrito por em 02/05/2022

Se você já usou o oleo essencial de eucalipto, sabe que esse material é forte! Esse aroma intenso é resultado de um poderoso composto antimicrobiano e anti-inflamatório chamado 1,8-cineol (ou eucaliptol), mas você sabe sobre os incríveis benefícios do óleo de eucalipto.

O que é óleo de eucalipto?

O óleo de eucalipto é produzido a partir de muitas espécies de eucaliptos (mais de 400 no total) nativas da Austrália, Tasmânia e outras ilhas próximas. O Eucalyptus globulus, comumente conhecido como “Blue Gum”, é a principal fonte de óleo de eucalipto utilizada mundialmente.

O óleo aromático, geralmente usado em um difusor de oleos essenciais que tem sido usado clinicamente há centenas de anos, é atualmente usado como ingrediente ativo em alguns expectorantes (ou seja, algo que ajuda a soltar o muco para que você possa tossir). Existem vários benefícios para a saúde associados ao óleo de eucalipto, cujas atividades de pesquisa variam.

A história do uso medicinal do óleo de eucalipto remonta aos indígenas australianos que usavam folhas e raízes de plantas como remédio. Quando os colonos de língua inglesa começaram a chegar à Austrália no final do século 18, eles rapidamente tomaram óleo de eucalipto para seu próprio tratamento médico.

De fato, quando o cirurgião-geral John White chegou em 1788, ele se interessou pelo eucalipto quase imediatamente, de acordo com seu diário. Em 1790, ele destilou óleo de quartzo de eucalipto e o enviou de volta à Inglaterra para testes, onde acabou sendo usado como desinfetante para limpar e curar feridas após a cirurgia.

Benefícios para a saúde do óleo de eucalipto

Os alegados benefícios para a saúde do óleo de eucalipto são generalizados (após o tratamento da dor do resfriado, supressor da tosse, alívio natural da dor), mas são necessárias mais pesquisas de qualidade antes que muitas dessas alegações anedóticas sejam recomendações oficiais. Aqui estão alguns dos benefícios mais promissores do óleo de eucalipto até o momento:

Pode ajudar a aliviar dores articulares e musculares.

Este óleo poderoso promete como analgésico tópico, especialmente durante o exercício. Em um estudo, os pesquisadores escreveram que o tratamento à base de eucalipto “produziu respostas fisiológicas significativas que podem ser benéficas para o alívio da dor e uma forma benéfica de… aquecimento passivo”.

Estudos também mostraram que pacientes com artrite relataram menos dor e melhora do humor após o uso tópico de óleos essenciais de lavanda, majorina, eucalipto, alecrim e hortelã-pimenta diluídos em óleo transportador.

Drogas anti-inflamatórias no óleo de eucalipto podem ser responsáveis ​​por essas propriedades analgésicas. Um estudo de 2010 descobriu que o óleo de eucalipto reduz a expressão da enzima inflamatória COX-2 em pelo menos 25%.

Pode ser um tratamento antifúngico útil

Em um estudo de 2016, os pesquisadores descobriram que o óleo de eucalipto tinha um “amplo espectro de atividade biológica” que incluía propriedades antimicrobianas e fungicidas.

Um estudo de 2012 descobriu que o óleo de eucalipto é eficaz no combate a Trichosporon ovóides, um fungo por trás de Piedra, uma infecção fúngica que ocorre nos fios de cabelo da cabeça e do corpo. Isso sugere que o óleo de eucalipto pode ser um tratamento natural promissor para outras infecções fúngicas, bem como para o pé de atleta.

Para melhorar ainda mais sua saúde, utilize produtos de âmbar como a tornozeleira de ambar que possui propriedades muito úteis no combate a doenças inflamatórias.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]