Como programar sua mente para ter bons sonhos

Escrito por em 10/05/2022

É possível escolher o tipo de sonho que você tem, fazendo mudanças sutis em seus hábitos na hora de dormir, de acordo com um especialista em sonhos.

De dificuldades econômicas a malabarismos entre trabalho e educação em casa, a pandemia de coronavírus aumentou nossos níveis de estresse, causando grandes perturbações em nossas vidas diárias, disse o especialista.

Ter uma boa noite de sono em condições estressantes é difícil o suficiente, mas no confinamento pode parecer impossível. Não é surpresa, então, que as pessoas estejam experimentando mais terrores noturnos do que nunca, e que seus sonhos sejam geralmente mais vívidos com conteúdo desagradável. 

Existem ainda as pessoas que acabam ficando com dúvidas relacionadas a seus sonhos e que buscam por meios de descobrir o significado dos sonhos, como, por exemplo, o que é sonhar com escorpião, o que é sonhar com barata ou, até mesmo o que é sonhar com helicoptero caindo.

Veja a seguir o que você pode fazer para ter bons sonhos a noite.

Consuma vitamina B6

Pesquisas mostram que as pessoas que tomam suplementos de vitamina B6 antes de ir para a cama relatam sonhos mais claros e melhor capacidade de recordar seus sonhos ao acordar em comparação com um placebo.

A vitamina B6 ocorre naturalmente em grãos integrais, bananas, abacates, espinafre, batatas, leite, ovos, fígado e peixe – portanto, durante o dia, você pode considerar a ingestão de vitamina B6.

No entanto, vale destacar ainda que, caos você deseja iniciar o tratamento com vitamina B6, é necessário, antes, realizar uma consulta médica e se certificar dos benefícios associados a essa ingestão.

Olhe para a lua antes de dormir

Olhar para a lua enquanto você adormece o ajudará a se conectar com sua orientação interior e encorajar seu eu interior a falar com você enquanto você sonha.

Em algumas culturas, a lua possui grande influência em nos sonhos. Sendo assim, olhe um pouco para a lua antes de dormir da sua janela. Concentre-se nela por alguns minutos e medite um pouco.

Se você não puder vê-la da sua cama, encontre uma foto, ou imagem da lua e medite sobre ela – mas mantenha sua meditação curta para ajudá-lo a relaxar e dormir melhor.

Você pode meditar na lua em qualquer lugar que se sinta confortável e relaxado, mas o lugar ideal é o ambiente calmo, tranquilo e pacífico que você criou em seu quarto.

Vá para a cama cedo

A melhor coisa para evitar pesadelos é manter uma rotina de sono. Tente ir para a cama antes da meia-noite e mantenha os mesmos horários regulares de dormir e acordar. Enquanto a mente adora estímulos, o corpo adora a rotina. 

O relógio biológico do corpo é uma coisa poderosa, e se você variar sua hora de dormir, irá desencadear pesadelos. Isso ocorre porque você estará, efetivamente, com jet lag o tempo todo, como se tivesse atravessado diferentes fusos horários.

Se você precisar recuperar o sono, vá para a cama mais cedo, mas levante-se no mesmo horário todos os dias, pois seu relógio biológico precisa permanecer o mesmo. De manhã, pegue um pouco de luz do dia antes da hora do almoço, pois isso realmente ajuda a acertar o relógio biológico.

Evite estimulantes como filmes de terror, cafeína, álcool e queijo. Um estudo de 2015 descobriu que o queijo aciona a mesma parte do cérebro que as drogas pesadas e literalmente alimentará seus pesadelos.

A tensão aumenta as chances de pesadelos, por isso, algumas horas antes de dormir, relaxe de forma saudável, como caminhar, correr, conversar sobre problemas ou assistir a algo calmante.

Faça alongamentos antes de dormir

Alongar lentamente nossos músculos no final de um longo dia – não do tipo que você faria antes de correr – ajuda o corpo a relaxar e desestressar. 

Lembre-se, quanto mais calmo e relaxado você estiver antes de dormir, maiores serão suas chances de ter um sono profundo e bons sonhos. 

Movimentos de alongamento lentos e focados acompanhados de respiração profunda são como uma meditação em movimento, mas existem outras maneiras de relaxar antes de dormir, como ler um bom livro ou escrever em um diário. 

Não fique tentado a fazer uma última rolagem no telefone, pois a luz azul nos mantém acordados e desfaz todos os efeitos da meditação.

Acenda uma vela

As velas têm um significado espiritual, pois quando acesas representam iluminação, ou iluminam a escuridão, que é o que você sonha fazer por você. 

Certifique-se de usar uma vela branca. O branco é a cor da lua e reflete a energia lunar, e a chama de uma vela branca é um símbolo potente da sua luz interior ou do seu eu interior falando com você em seus sonhos, o que pode ajudá-lo a tomar decisões significativas em sua vida.


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