Café gelado: saiba como fazer em casa

Escrito por em 24/05/2022

Se você deseja aprender a fazer café gelado em casa, você veio ao lugar certo. Vamos te mostrar como fazer café gelado.

Para os amantes do café essa é mais uma opção de preparar ele, e se você é do tipo que não gosta muito de café tradicional, com certeza vai adorar essa receita de café gelado.

É uma receita muito simples, com ingredientes fáceis de encontrar, para que você possa preparar sozinho na sua casa, e o melhor você vai comprar os ingredientes e vai poder fazer isso por várias vezes. 

Muitos estabelecimentos, como padarias e cafeterias, fazem também o investimento em aluguel de máquinas de café, para poder dar conta da grande demanda, afinal nosso país, além de ser um dos maiores produtores de café, a nossa população é a segunda no mundo que mais consome essa bebida tão amada.

As máquinas de café estão cada vez mais modernas, muitas delas não fazem somente o café preto tradicional, já existem uma infinidade de misturas que podem ser usadas junto com o café.

E o café gelado é uma bebida que já caiu no gosto das pessoas e nós vamos te ensinar como fazer isso direto da sua casa.

Como fazer café gelado em casa?

O café gelado caseiro não requer ingredientes especiais, o que significa que você pode fazer uma xícara, quando der vontade de tomar. Aqui está o que você precisa:

 

  • café
  • açúcar
  • leite

 

Para fazer uma boa xícara de café, você precisa de um bom café. Recomenda-se que você não use um café tão amargo do tipo extra-forte, pode ser um tradicional mesmo da sua preferência. Mas se você gosta de bebidas mais amargas, pode usar o extra-forte. Sinta-se à vontade para usar seu café favorito (quase todos funcionam).

Se você estiver muito empolgado (e quiser fazer as xícaras mais saborosas), comece com grãos inteiros e triture-os você mesmo. Se você tiver um desses mini moedores de café em casa, eles são baratos e super fácil e rápido de usar. Caso não tenha, pode-se usar o pó de café que você encontra no supermercado. Açúcar e leite são opcionais, mas é sempre bom colocar. 

Qualquer tipo de leite vai funcionar, mas vai uma sugestão, você pode usar o leite de amêndoa ou de coco. Se você estiver usando leite normal, recomendamos um leite com pelo menos 2% de gordura, leite integral ou até meio a meio. O leite desnatado pode fazer com que a bebida finalizada pareça um pouco aguada.

Você pode colocar café quente no gelo?

Tecnicamente, você pode derramar café quente sobre gelo. Mas, não é recomendado. Os cubos de gelo vão deixar o seu café aguado e morno, o café gelado perfeito precisa estar totalmente frio.

Se você preferir preparar suas bebidas com café quente, recomendamos usar cubos de gelo de café em vez de cubos de gelo comuns. Para fazer cubos de gelo de café, basta encher uma bandeja de cubos de gelo com as sobras de café e congelar durante a noite.

De manhã, misture alguns cubos de gelo de café em seu café recém-feito. Os cubos resfriam seu café sem o sabor dos cubos de gelo comuns, para não ficar aguado. Depois que o café esfriar, misture o açúcar e o leite a gosto e, em seguida, cubra com cubos de gelo comuns ou mais cubos de gelo de café.

Variação de café frio

Geralmente bebem esse tipo de café com leite e açúcar, mas há muitas maneiras divertidas de apreciá-lo. Aqui estão algumas ideias:

  • Adicione a calda de café 

Para um deleite no estilo de cafeteria, misture um pouco de xarope de café aromatizado em sua bebida. Você pode até fazer sua própria calda. Uma calda de café com açúcar mascavo e canela fica muito boa.

  • Adicione uma gota de extrato

Um toque de puro extrato de baunilha ou amêndoa transforma um simples café em algo especial, e torná-o mais doce. Substitua o açúcar por leite condensado. 

  • Desfrute de café temperado 

Polvilhe um pouco de canela, noz-moscada e/ou gengibre no copo antes de colocar seu café no copo, ou xícara, o que você preferir.

 

  • Faça um latte gelado

Transforme sua bebida em um latte gelado adicionando leite com espuma em vez de leite puro. Agite o leite frio em um frasco para fazer espuma, ou use um batedor de leite portátil.

  • Adicione uma fatia de frutas cítricas

Uma fatia fina de limão, lima ou laranja pode adicionar um sabor cativante à sua bebida matinal favorita.

 

  • Infundido com ervas 

Adicione algumas folhas de hortelã ao café quente e deixe esfriar para obter um sabor refrescante de ervas.

Leve as coisas para um nível mais alto. Para uma bebida, tente adicionar um copo de rum, uísque, conhaque. Divirta-se com as misturas e veja qual vai ser a sua preferida. 

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]